A importância da segurança no local de trabalho
A segurança no local de trabalho tornou-se uma das principais prioridades das organizações em todo o mundo. Isto porque locais de trabalho seguros também são produtivos.
Neste artigo, abordaremos a importância da segurança no local de trabalho, bem como algumas das melhores práticas para garantir ambientes de trabalho seguros, incluindo comunicações de segurança no local de trabalho.
Segurança do Trabalho
A segurança dos trabalhadores refere-se ao fornecimento de um ambiente de trabalho seguro, equipamentos seguros, políticas e procedimentos para garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores.
Em 2021, foram registradas 571,8 mil notificações de acidentes de trabalho, segundo dados do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalhador mantido pelo MPT (Ministério Público do Trabalho e outros parceiros), um aumento de 28% em comparação com o ano anterior, que somou 446.881 casos. Apesar de alarmantes, os dados devem ser ainda maiores, considerando a taxa de subnotificação.
Embora as organizações tenham a obrigação moral de garantir condições de trabalho seguras, locais de trabalho inseguros também podem ter sérias consequências legais e financeiras para os empregadores.
A importância de manter seu local de trabalho seguro
A segurança no local de trabalho tem um impacto significativo em muitos KPI de negócios. Em outras palavras, ambientes de trabalho mais seguros se beneficiam de menos acidentes, o que resulta em menos custos de saúde ocupacional, melhor retenção e satisfação de funcionários, menos tempo de inatividade de funcionários e menos tempo de retreinamento.
Vamos agora mergulhar mais fundo na importância da segurança no local de trabalho.
- Retenção de funcionários
Os funcionários apreciam ambientes de trabalho seguros, o que é um sinal de que seu empregador se preocupa com seu bem-estar. Portanto, funcionários que se sentem seguros no trabalho também são mais leais a seus empregadores e permanecem mais tempo dentro de suas organizações.
Por outro lado, aqueles que não se sentem seguros ou sofreram acidentes de trabalho são muito mais propensos a procurar novos empregadores.
- Finanças da empresa
Trabalhar em um ambiente saudável é um bom negócio para as pessoas e para as empresas. Especialistas estimam que a cada R$ 1,00 (um real) investido em ações de segurança e saúde ocupacional, R$ 5,00 (cinco reais) podem ser economizados em possíveis eventos futuros, como ações trabalhistas, multas, impostos, absenteísmo, queda de produtividade e gastos com plano de saúde.
Além disto, uma empresa pode ter sérios problemas financeiros se um funcionário se machucar no trabalho. As normas regulamentadoras de segurança do trabalho são numerosas e a não obediência aos padrões estabelecidos por elas pode gerar multas e até mesmo o embargo da empresa. A inconformidade com a lei traz graves prejuízos à imagem do negócio, expõe os profissionais a riscos que poderiam ser evitados e desencadeia em multas de alto valor. Dessa forma, seguir a legislação contribui para a saúde ocupacional e para evitar prejuízos financeiros.
- Produtividade dos funcionários
Os funcionários que se sentem seguros em seus ambientes de trabalho também são mais produtivos do que aqueles que sofreram lesões no passado e, portanto, desenvolveram certo nível de ansiedade e medo.
A eliminação dos riscos no local de trabalho permite que os funcionários permaneçam investidos em seu trabalho e façam o melhor possível.
Reputação da empresa e Employer Branding (marca do empregador)
As empresas que não investem em segurança no local de trabalho desenvolvem rapidamente uma reputação de empregador inseguro, o que tem um grande impacto na marca do empregador e nos esforços de atração de talentos. Além disso, os clientes da empresa, concorrentes e o público em geral muitas vezes percebem essas empresas como não profissionais.
Como consequência, menos funcionários se candidatam a empregos e os trabalhadores mais qualificados geralmente procuram empregos em outros lugares.